sexta-feira, 14 de junho de 2013

Resfriado x vontade de treinar


Olá,

Hoje estou resfriado e estou com vontade de treinar. Como sou novo no mundo da corrida fiquei com uma dúvida, que mais tarde vi era a dúvida de muitos outros corredores: Podemos correr enquanto estamos resfriados?

Fui atrás da resposta no Google e achei trocentas mil explicações, tanto a favor como contra. Na verdade não foi muito a favor, explicarei mais adiante. 

Antes tenho de explicar que estou resfriado e não gripado. São doenças diferentes com sintomas diferentes e tratamentos diferentes. A gripe é causada por um vírus da família Influenza e o resfriado por um vírus da família  Rhinovirus. 

Os sintomas da gripe incluem  dores pelo corpo, mal estar e febre e por conter febre já é motivo para não fazer esforço físico, pois a tendencia é piorar já que sua duração fica entre 1 a duas semanas. E o corpo precisa de descanso. Lembre-se, se tem febre, nada de corrida. 

Já com resfriado é um pouco diferente já que incluem-se entre os sintomas a obstrução nasal,  garganta irritada, arrepios, tosse. Por não haver febre muitos acreditam que é possível fazer um treinozinho básico, até mesmo pra ver se o sistema imunológico ajuda na recuperação. Isso inclusive já foi apoiado por alguns médicos, a de que se fizéssemos atividade isso ajudaria o sistema imunológico a combater o que está nos afetando. Entretanto, após algumas pesquisas percebi que não há mudança no nosso sistema imunológico, nem pra melhor nem pra pior, fica na mesma. Não ajuda, não piora, mas atrapalha, pois nós ficamos cansados mais rápido e há perda de produtividade. Não há aumento de desempenho. 

Sabendo disso então resolvi postar esse conhecimento pra vocês, runners and walkers. 

Então, ficando resfriado ou gripado, descanse vá fazer uma atividade mais leve... eu vou no cinema espalhar meu resfriado.... hehehehe.. see you.







Um comentário: