segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Meia Maratona de Revezamento do SESC-RO - Edição 2014


"Não, eu não tenho jeito de campeão. Se eu fosse um cavalo de corrida, ninguém apostaria um centavo em mim. Mas eu corro e, curiosamente, sempre chego onde eu quero chegar."
Augusto branco


Olá...

Tinha tudo para ser um evento grandioso.  O nome SESC carrega essa grandiosidade, mas não foi o que houve em grande parte da Meia Maratona de Revezamento do SESC RO. 



A começar  pela prova MINI Maratona, que ocorreu no dia anterior a prova principal. O horário para o início da corrida foi diferenciado da Meia, sendo na parte da tarde, mesmo assim não foi escolhido um bom horário. Como tinha muitas crianças, seria melhor colocar para mais tarde o início da prova , pois estava muito cedo e quente para os padrões da cidade de Porto Velho, as 16 horas é quase um crime correr pelas ruas da cidade, tendo em vista da idade de grande parte dos participantes.  Muitas crianças ficaram exaustas correndo sob o forte calor. E ao final da prova não tinha frutas, ou outro alimento para repor a energia da criançada, somente água. A premiação, por fim, também foi tumultuada.

Mas vamos à corrida principal.

Muitas reclamações de vários corredores da capital e do interior do estado. As duas principais foram: o horário de saída da corrida, muito tarde; e a falta de água durante o percurso, um assunto sério. Combinados os dois problemas poderiam surgir muitos outros, inclusive problemas fatais. 

Como foi minha primeira meia maratona (de três realizadas pelo SESC-RO), só posso deixar a impressão desta, e não foi tão boa quanto eu esperava. 

Apesar de ser uma corrida em um trajeto com que eu já estou habituado a percorrer foi uma corrida exaustiva demais. Fiz o percurso num tempo maior que o planejado, caminhei por mais tempo do que deveria, e tudo isso tem uma explicação: o "Sol forte demais" drenava o ânimo, tirava a energia necessária para prosseguir em frente. Parecia que o Sol estava a pino, parecia que corríamos num deserto, parecia que o percurso era maior do que estava previsto, e tudo isso poderia ser amenizado se tivéssemos postos de distribuição de água em mais pontos. E mesmo onde havia posto D.A. não havia água. Pô, era somente água e não tinha. Por experiencia própria numa meia maratona que fiz solo ha pouco tempo (pelo SESI MS) é importante demais ter uma boa hidratação por km realizado. Na prova do SESI - MS, com mais de 26 mil inscritos, a cada 2k tinha um posto de distribuição de água, ambulâncias acompanhando e muita segurança durante todo o percurso. E nesta meia do SESC-RO faltou tudo isso. Minha parceira de corrida, que fez os 10 primeiros km ficou sem água por quase todo o percurso, recebendo água somente quando um corredor comprou uma água mineral (uma garrafinha) pra ela. Quase 10km sem água, isso não pode acontecer, porém aconteceu. A única coisa que ficou semelhante entre as duas provas foi o péssimo horário escolhido, ambas começaram tarde, mas na do SESI-MS houve uma morte, várias desistências e um ataque cardíaco devido exatamente ao calor excessivo. Isso tem que ser revisto. 

As reclamações não pararam somente aí, houve quem reclamasse das medalhas (ser a mesma da edição anterior ou ter medalha diferenciada), da falta de frutas, da estrutura, da forma de se inscrever, de trapaças durante o percurso (pegar carona num veículo para tomar dianteira de outros corredores), de falta de banheiro químico nas paradas de troca das equipes, de exigir senhas e depois não cobrar etc. Enfim, foram tantas as reclamações que servem de alerta para os organizadores abrirem os olhos para as próximas corridas de rua. Se querem mesmo levar mais pessoas a praticarem esse esporte, que eles levem mais a sério os cuidados com seus praticantes, pois não há somente profissionais entre os corredores, na verdade a  maioria é composta por amadores que querem se superar, que querem testar seus limites e se não há um bom suporte por parte dos realizadores, essa experiencia pode ser traumatizante e talvez a última experiencia.


Bem,  depois desse alerta vamos às estrelas deste evento, aos corredores que conseguiram terminar a prova que exigiu muito mais do que eles esperavam.



 












Como de costume fiz algumas fotos dos corredores antes da prova, e pude notar uma ansiedade pelo início da prova, para muitos ali aquela seria sua primeira experiencia em uma meia maratona. 






















Antes da largada das equipes principais houve a largada da equipe da melhor idade, que caminharam por um curto percurso, servindo como um incentivo a quem foi somente para observar a corrida.





Enfim a largada de todas as equipes: solo, duplas e quartetos.













Enquanto eu aguardava minha parceira de corrida num dos pontos de revezamento, fiz alguns cliques de quem estava la se aquecendo para concluir a prova.

















E lá vinham os primeiros colocados...


















Outra problema que pude notar foi a falta de apoio às pessoas que nos apoiaram, os voluntários que ficavam nas mesinhas e em alguns lugares estratégicos do percurso. Eles não tinham nem lugar adequado para esperarem os corredores, ou mesmo material adequado para estarem ali, a exemplo da foto a seguir.





Mesmo depois de uma corrida exaustiva era necessário alguma boa surpresa, e enfim finalizei a prova de revezamento com uma notícia inesperada, éramos os primeiros colocados na categoria Dupla Academia. O sorriso abriu. Por um momento esqueci de todo o sofrimento passado. Seria o meu primeiro pódio depois de mais de quase dois anos dedicado à corrida. O terceiro da minha companheira de revezamento, e ela merecia o pódio porque era seu aniversário também. Estávamos felizes e satisfeitos por sermos tão insistentes numa prova difícil, exigente, que realmente nos testou sendo que ambos estavam debilitados, ela com a garganta um pouco inflamada e eu com uma lesão no pé direito.  







Meu parceiro de corrida,  meu ídolo, meu orgulho, meu filho... quando não tenho forças sua imagem me sustenta.





















E foi assim a Meia Maratona do SESC-RO, mais uma experiência aprendida, um pódio, e muitas alegrias também, apesar de todo o acontecimento aqui relatado. Sempre há lições a se extrair em várias situações e nessa não foi diferente. Que tudo isso sirva de lição aos organizadores e também aos participantes, estejam sempre preparados.

Estamos prontos para a próxima... até lá runners, walkers e bikers,


"Jamais duvide da capacidade de alguém determinado a vencer."

Nenhum comentário:

Postar um comentário