Esse post é apenas para dividir essa surpresa bacana. Como gosto muito de ler e pesquisar acabei achando, o vídeo e algumas história desse grande homem da ciência.
Eratóstenes era um atleta, e aproveitando seu bom condicionamento físico, reuniu um grupo que se dispôs a percorrer a pé e em linha reta o caminho de Alexandria à Syene. O grupo percorreu aclives, declives, desertos, e até atravessou o Rio Nilo. A distância medida foi de oitocentos quilômetros. Multiplicando oitocentos por cinquenta, ele concluiu que a circunferência da Terra seria de, aproximadamente, quarenta mil quilômetros. Eratóstenes bateu na trave. O valor aceito atualmente é de quarenta mil e setenta e cinco quilômetros ao longo da linha do Equador. Mas, é justo lembrar que, para fazer esse experimento, ele usou a geometria de Euclides, outro famoso matemático grego da época.
Eratóstenes juntou a matemática a outras ciências, como, por exemplo, a geografia. Foi ele quem dividiu o globo terrestre em paralelos e meridianos, sistema que continua em uso até hoje. Ele ainda mostrou que era possível chegar à Índia partindo da Espanha, e ainda sugeriu a existência de terras habitadas no ocidente, conforme Colombo provaria mil e setecentos anos depois, quando chegou à América.
Assim como Arquimedes, Eratóstenes morreu devido à sua paixão pelo saber. Consta que, ao ficar cego, e não poder mais praticar seus estudos, ele teria caído em depressão, e morrido devido a uma greve de fome.
FONTES:
1) http://redeglobo.globo.com/
2) http://redeglobo.globo.com/
3) http://www.educacional.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário