sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Meia-Maratona Internacional do Pantanal - Volta das Nações - 6ª edição


"Sucesso é uma questão de não desistir. Fracasso é uma questão de desistir cedo demais". 

Walter Burke




Olá,

Depois de tanto esperar aconteceu a tão aguardada Meia-maratona Internacional do Pantanal – Volta das Nações 2014, uma super prova... literalmente.

  



Foi minha estreia numa prova de meia-maratona e como havia dito em outra postagem meu objetivo era fazer a prova em 1h51 minutos. Mas não deu... terminei em 2h18 minutos como mostra a figura abaixo, registrada pelo meu relógio- gps.


O Angelo havia  participado na edição anterior da VN no percurso de 21k, mas desta vez optou pela prova de 10k, pois uma dor no joelho esquerdo o obrigou a ir mais devagar, e isso se confirmou durante a corrida, ele sentiu uma dor no joelho e teve que ir caminhando o resto da prova.

Mas vamos as fotos e aos comentários da organização do evento.










Angelo na fila do guarda-volumes.




De longe já podíamos ver a grandiosidade da Volta das Nações. Um mar de pessoas se amontoava para a grande a largada da corrida mais aguardada do ano. 


Com mais de 26 mil inscritos, sendo 15.641 na caminhada de 7 km, 9.516 na corrida de 10 km e 1.329 na meia-maratona de 21 km  com isso a VN bateu  recorde de todas as edições anteriores, e de quebra ajudou a divulgar o estilo de vida saudável e contribuiu para consolidar a competição como uma das maiores competições de atletismo do Brasil em quantidade de inscritos.


Pra quem não sabe a Corrida Internacional do Pantanal – Volta das Nações é um evento gratuito, podendo participar qualquer pessoa, por isso esse sucesso de público. Tinha também muitos  brindes, que incluía um sorteio de um carro zero bala e premiações para os primeiros colocados da categotia Geral masculino e feminino no valor de 12 mil reais.










Acredito que há pontos importantes a considerar quanto à organização:

1º - A largada foi bem confusa e tumultuada em todas as ondas. Nós da Geral saímos com o pessoal da Categoria Caminhada, que não utilizavam GPS, logo não marcavam tempo e isso aumentou nosso tempo registrado. Os primeiros corredores a largarem, os cadeirantes e pessoas com deficiência visual, também sofreram com muitos transeuntes na pista, e pasmem, com carros na pista... realmente faltou organizar melhor essas largadas;

Categorias misturadas



2° - O início da prova  apesar ter ocorrido  no horário especificado, ainda assim deveria ser melhor  planejado. Explico: nas semanas que antecederam a prova, houve uma elevação da temperatura no horário estipulado para início da prova, para se ter ideia chegou a casa dos 40 graus. Eu que fiz a prova de 21k, percebi uma quantidade enorme de pessoas parando e ingerindo muita água para tentar se livrar do calor excessivo. É claro que nós corredores devemos estar preparados para as provas, mas os organizadores do evento deveriam colocar avisos antecedendo a largada. Corredor que é corredor não  se importa se o evento vai começar  cedo, porém se importa se vai estar bem para terminar a prova.

Corredores liberados com carros ainda na pista.



3° - A distribuição de água teve alguns pontos fracos, segundos relatos colhidos no pós prova.  Eu não vi isso, pelo menos na prova de 21k não percebi a falta dela, mas na prova de 10k e na caminhada de 7k muita gente que reclamou e até passou mal por falta de água durante o percurso. Esse seria mais um ponto fraco, pois ao término da prova dentro do pavilhão onde recebíamos as medalhas, havia pilhas e pilhas de caixa com água. Faltou trabalhar melhor a logística.

Poderia colocar outros pontos, mas é melhor encerrar por aqui.
_______________________________________

Sobre a morte do atleta durante a prova dos 21k... LINK DA REPORTAGEM

Faltava pouco mais de 1k para eu terminar a prova até que vejo duas ambulâncias paradas, com vários paramédicos e ajudantes tentando reanimar uma pessoa, pareciam fazer uma massagem cardíaca. Havia policiais locais que afastavam o público curioso e eu passei bem ali ao lado e vi que era um dos corredores do percurso de 21k. Naquele exato momento eu estava lutando comigo mesmo de tanto cansaço, sede, calor e faltavam só mais 1k e pouco. Eu já havia treinado para os 21k com um tempo bom para meu nível, mas o clima naquele momento não estava bom para forçar eu sabia disso por isso diminui o ritmo, decidi apenas terminar a prova bem.  Mais tarde pesquisando sobre o assunto vi que foi realmente um ataque cardíaco. Foi muito triste saber daquilo porque nós corredores de rua habituais não queremos nada em troca a não ser provar para nós mesmo que podemos ultrapassar nossos limites. Talvez não fosse o dia de ele quebrar o seu limite, o clima não era propício para tal feito. Senti muito mesmo pela morte de um anônimo  porque poderia ser qualquer um de nós. Desejo conforto à família do colega corredor de rua.

Então depois de passar por aquele momento triste foquei em terminar a prova. Fui numa boa, sem forçar.  Completei a prova e trouxe a medalha como prova.

Dentro do pavilhão de premiação registrei algumas cenas que estão a seguir:



































Na ida à minha cidade natal acabei por encontrar um colega de Facebook, também corredor e que serve de inspiração para muitas pessoas, por ele ser um grande corredor. Trata-se do senhor Antonio Delazari, uma pessoa que acompanho no meu feed do Facebook. É este jovem abaixo:
Segundo dados coletados ele completou os 21k em 1h33m... será que correr muito??
Foi um prazer conhecê-lo pessoalmente esta simpática pessoa. 







Bem essa foi nossa participação na Volta das Nações edição 2014, uma festa bonita e com gigantesca estrutura, que mesmo com a tragédia ocorrida, trouxe muita alegria para muitas pessoas.
Tenho certeza que na proxima edição será ainda melhor, Campo Grande merece uma festa dessa sempre. Parabéns ao Sesi pelo evento promovido e parabéns  todos os participantes.  

Gostamos da organização, houve alguns deslizes, mas realmente é bastante difícil atender a tantas pessoas satisfatoriamente, e por esse motivo damos como positivo toda a preparação do evento. 










É isso, essa foi nossa participação na Volta das Nações 2014 e  minha primeira meia-maratona, fui, vi, corri e venci. 

Até mais runners, walkers and bikers.



"Quanto maior a dificuldade, tanto maior o mérito em superá-la". 

H. W. Beecher



Nenhum comentário:

Postar um comentário